Comando e ControloComando e Controlo

As instalações da CLC são dotadas de um alto nível de automatização, o que permite realizar os carregamentos de veículos a granel com o mínimo de intervenção humana. Os veículos são possuidores de um cartão magnético de identificação cuja passagem nos terminais de leitura permite realizar as seguintes operações sequenciais:

1 Identificação do veículo e motorista
2 Autorização de entrada no parque
3 Seleção da carga a realizar
4 Execução da carga pelo motorista
5 Emissão da nota de carga
6 Saída da instalação

Estas operações são seguidas e supervisionadas pelos operadores da Sala de Controlo que podem monitorizar 15 carregamentos em simultâneo. De forma idêntica, as operações de movimentação dos produtos são executadas a partir da Sala de Controlo com o auxílio de software que permite operar e executar operações remotamente, nomeadamente o funcionamento do oleoduto,  tanques e esferas da instalação. Eis algumas dessas operações:

Receção de produto do Oleoduto
Transferência inter-tanques
Envio de produto às ilhas de enchimento
Supervisão das bombas de carregamento dos produtos

Estas operações são executadas pelo operador da Sala de Controlo que supervisiona a movimentação de 7 produtos, o tratamento de efluentes, a rede de incêndios e as utilidades acessórias. A partir da Sala de Controlo é controlado também o Sistema de Video-Vigilância que permite monitorizar a instalação de Aveiras de Cima e o Oleoduto no seu trajeto até à refinaria de Sines.