Oleoduto MultiprodutosOleoduto Multiprodutos

O Oleoduto é o meio mais seguro e eficiente de transportar produtos petrolíferos. A sua conceção, desenho, materiais utilizados, medidas de proteção e segurança garantem-nos a sua fiabilidade e operacionalidade dentro dos mais altos parâmetros de segurança, no que se refere às pessoas e ao ambiente.

O Oleoduto multiprodutos, cuja construção foi iniciada em Abril de 1996 e concluída em Outubro do mesmo ano, tem um comprimento de 147 km e transporta 6 (seis) produtos petrolíferos de forma sequencial e por ciclos que são recebidos, armazenados e distribuídos a partir da instalação da CLC, em Aveiras de Cima. Eis a sequência de transporte:

Sequência Produtos

Esta infraestrutura é uma tubagem inteiramente soldada, revestida exteriormente por 3 camadas de polietileno, que possui ao longo do seu percurso 5 válvulas de seccionamento comandadas remotamente a partir da Sala de Controlo em Aveiras de Cima.

Com origem na Refinaria de Sines da Petrogal, onde se localiza a estação de bombagem principal, o Oleoduto tem, na sua actual configuração, uma capacidade de transporte de 4 milhões de toneladas por ano e é o primeiro na Europa a transportar combustíveis líquidos e gases de petróleo liquefeitos.

É uma infraestrutura de utilidade pública suportada por legislação que garante as obrigações necessárias para se garantir a sua integridade.

Os acidentes com oleodutos são raros, no entanto podem ser causados por trabalhos exteriores executados sem as devidas precauções. Para os evitar é necessário saber a localização exacta do Oleoduto e conhecer as normas de segurança a respeitar durante a execução de trabalhos nas suas proximidades.

Traçado do Oleoduto

Traçado Oleoduto